1ª Oktoberfest em Santa Maria de Jetibá

por TV Câmara publicado 21/10/2013 08h15, última modificação 30/03/2017 08h13
O som das diversas bandas musicais no estilo bem germânico, danças típicas, artesanatos e culinária alemã, foram as atrações que movimentaram os três dias da primeira oktoberfest em santa Maria de Jetibá.

O evento começou na sexta-feira à noite com desfile para as escolha do Príncipe e Princesa, Rei e Rainha Oktoberfest, que aconteceu no ginásio de esportes. 10 casais concorreram aos títulos. Depois de cada casal apresentar sua performance, a difícil decisão ficou por conta dos jurados.

Os eleitos para reinar na 1º oktoberfest foram: para Príncipe e Princesa faturam Rodrigo e Noriana e para Rei e Rainha ninguém mais que Lucas e Micaella.

A primeira noite do evento ainda contou com a apresentações de danças típicas. Primeiro foi a vez do Grupo Tanzerland de Santa Maria de Jetibá que abriu as apresentações de danças na 1º oktoberfest, depois foi a vez do Grupo Hollandanz de São João de Garrafão e por fim se apresentou grupo Fritzadanz, de São Sebastião de Belém, que trouxe um repertório bem pomerano.

No sábado à tarde o bloco Fritz e da Frida arrastou uma multidão de gente bonita e muita música típica pela Avenida Frederico Grulke, e depois se concentrou em frente à praça Florêncio augusto Berger.

Em seguida, no ginásio de esportes quem comandava o espetáculo eram os grupos de danças que se apresentaram coletivamente.

A principal banda capixaba de tradições alemãs, Os Germanos, também se apresentou em grande estilo e fez o pública dançar ao som de muita música típica.

Já no domingo, o som dos grupos de metais também pode ser conferido no Galpão Luterano. Enquanto isso, no Ginásio de esportes o som da concertina, sob domínio de Ponatinho fazia o público danças.

Na ocasião, também foi oficializado o projeto de Lei nº 39/2013, de autoria dos Vereadores Luiz Orlando de Oliveira e Hilário Boening, que institui o Dia da Concertina e do tocador de Concertina em Santa Maria de Jetibá.
As Danças típicas estiveram presente nos três dias do evento e no domingo à tarde não foi diferente. Teve grupos até mesmo de fora do Estado como o grupo Pomerisch Von Minen de Itueta – Minas Gerais, que vieram participar do evento.
No que depender das novas gerações as cultura se manterá viva, esta foi a proposta do Grupo kinderland, que não deixou por menos e fez uma belíssima apresentação.

O Grupo Orchideland também compareceu, e mostrou o que o município de Santa Teresa tem de melhor.
O encerramento dos festejos da 1ª Oktoberfest em santa Maria de Jetibá ficou por conta da Banda do Barril que veio de Santa Catarina trazer o melhor da música germânica.