38ª Festa do Colono

por TV Câmara publicado 15/08/2018 14h12, última modificação 31/01/2022 09h00
Com o objetivo de homenagear os colonos santa-marienses, expondo seus produtos e mostrando a força do seu trabalho no campo, a Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá realizou entre os dias 19 e 22 de julho, a tradicional Festa do Colono, que este ano chega a sua 38ª edição.

Na quinta-feira (19), a Câmara Municipal de Santa Maria de Jetibá realizou no Plenário Dr. Floriano Guilherme, Sessão Solene em homenagem ao dia do Colono e abertura oficial da Festa.

Na primeira noite do evento, o “esquenta” ficou por conta do grupo K’tinga, no barracão cultural.

Na sexta-feira (20), atrações culturais, exposição e shows iniciaram as festividades no Pátio de Festas da cidade.

As a principais atrações da segunda noite de festa foram Kleber Oliveira e Banda, da Tv Aparecida e Padre. Alessandro Campos.

Os shows da noite trouxeram muita animação sertaneja e fé, entusiasmando o grandioso público que se fez presente.

Kleber de Oliveira agradece o povo santa-mariense pelo acolhimento a sua equipe e a Nossa Senhora Aparecida.

“Fico muito feliz em ver que os luteranos também respeitam Nossa Senhora e tem esse carinho especial por Maria”.

E termina deixando seus agradecimentos:

“Muito obrigado mais uma vez por vocês me receberem de braços abertos nessa terra abençoada chamada Santa Maria de Jetibá”.

O Padre Alessandro Campos, por meio da música, evangelizou trazendo momentos de bênçãos, reflexão e também animação.

O Padre fala sobre a escolha da música sertaneja para evangelizar:

“A música sertaneja é nossa, ela é do nosso Brasil, nosso povo é sertanejo. Cada um de nós se não viemos da roça, temos uma ligação forte com o interior, se você não nasceu lá, aqui no interior ou na roça, tem o seu pai a sua mãe, tem o seu avô  a sua avó, nós temos raízes, eu resolvi através da música sertaneja raiz, buscar os sertanejos que falam de Deus, do amor, da natureza, dos valores morais, éticos, religiosos, resolvi usar dessa pedagogia para evangelizar”.

No sábado e no domingo a exposição agropecuária mais uma vez mostrou belos produtos agrícolas produzidos pelos nossos colonos. Visitantes puderam ver de perto o quanto o produto produzido em Santa Maria de Jetibá é diversificado e de qualidade elevada.

O Secretário Municipal de Agropecuária Egnaldo Andreatta exalta a força do colono em prol do município.

“Santa Maria de Jetibá respira agricultura, respira avicultura, e os nossos colonos como sempre batalhadores, trabalhadores, com um pouco mais de trinta anos, levaram o município a ser destaque nacional na agricultura e na avicultura de nosso país”.

O sábado à noite contou com a música sertaneja da dupla Evandro e Raniery, já a banda Lex Luthor agitou a multidão com um repertório diversificado, tocando vários estilos musicais.

A festa amanheceu no domingo com a 6ª caminhada do Colono, 1º Passeio Ciclístico e 1º Mountain Bike, percorrendo as localidades de Santa Luzia, Alto Recreio, São Luiz retornando à concentração na praça municipal.

Na sequência da programação, ainda pela manhã, aconteceu no pátio da Prefeitura a competição de micro tratores, sendo premiados:

1º Lugar: Eliomar Krause e Renan Helmer – Representante da Associação de Produtores Agrícolas de Caramuru – APAC;

2º Lugar: Valdemar Zumach e Natalino Lauvers – Representante da Associação de Moradores e Agricultores Familiares da Comunidade Zumach – AMAF ZUMACH;

3º Lugar: Cassiano Buteske e Wellington Henke – Representante de Produtores Santa-marianenses em defesa da vida – APSAD-VIDA;

4º Lugar: Vanildo Waiandt e Mauricio Waiandt – Representante da Associação de Agricultores(as) de Produção;

5º Lugar: Claudir Ost e Arlédio Friedrich – Representante da Associação Bandarra Nova Esperança.

À tarde shows de forró fizeram o povo dançar no pátio de festas.

A principal atração da noite, foi a dupla sertaneja César Menotti e Fabiano, que trouxe animação para as últimas horas da Festa do Colono.

“Nossa gratidão por terem nos recebidos com tanto carinho e com tanta gentileza, a gente espera poder voltar” - destacou o cantor Cesar Menotti.

A 38ª Festa do Colono foi um sucesso, parabéns Colonos!