Convênio de cooperação financeira entre a APAE e a Prefeitura de Santa Maria de Jetibá

por TV Câmara publicado 15/03/2013 00h00, última modificação 31/01/2022 09h00
Fundada em 1999, a APAE de Santa Maria de Jetibá vem se destacando como uma das mais importantes instituições no município, e fazendo a diferença não só na vida de seus 163 alunos, mas também de seus familiares e pessoas que ali buscam atendimento.

O desafio de coordenar ou ser funcionário de uma instituição que lida com pessoas tão especiais não é tarefa simples, é vestir a “camisa” e ser um apaixonado pelo que faz.

Graças pelo empenho e dedicação de seus 33 funcionários, a APAE vem conquistando credibilidade, a tal ponto que opera hoje com a capacidade máxima, totalizando 163 alunos.

O atendimento quase sempre é personalizado fazendo com que os resultados apareçam muito mais rápidos.  Atividades não faltam e são inúmeras, tudo para proporcionar aos alunos uma qualidade de vida melhor e mais inclusa.

A APAE também trabalha com a sustentabilidade de seus alunos através do Programa Criarte, onde os alunos desenvolvem sua arte, depois de ser vendida eles recebem uma comissão sobre as vendas.

Já na área clínica não é diferente, uma equipe especializada está sempre preparada para realizar todo procedimento necessário. Para auxiliar no atendimento com fisioterapia, a APAE conta com uma piscina toda equipada e aquecida que segue os padrões e profissionais exigidos.

Outro importante serviço prestado pela APAE no município é o “Teste da Orelhinha” nos bebes recém-nascidos. Os exames podem ser marcados no Ambulatório da Mulher, no Centro de Santa Maria de Jetibá, e são realizados na Sede da APAE.

Segundo a diretora administrativa/pedagógica, Eliana Aparecida Pelacani Berger, a APAE hoje é referendo no Estado por ter um elo de afinidade muito grande entre os funcionários, graças a baixa rotatividade da equipe, ou seja, a maioria deles estão praticamente desde o princípio e são constantemente submetidos a treinamentos.

Sem dúvida a instituição conta com pessoas especiais e prestativas que estão sempre prontos para ajudar. Como por exemplo, o aluno Robson Cristiano Silva Freitas que já está na APAE desde 2011. “Eu gosto de trabalhar mesmo, porque tem que deixar as coisas arrumadas e bonitas. Ajudo aqui em todos os lugares”, afirmou.

Mas, para manter um trabalho com esse nível, a APAE conta com diversos parceiros, entre eles o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá, que recentemente encaminhou para a Câmara Municipal dois convênios de repasse financeiro, um no valor de R$ 324.723,17 e o outro, R$ 211.624,64, ambos divididos em dez parcelas. Os projetos foram aprovados no dia 4 de fevereiro deste ano. A instituição deverá utilizar estes recursos para pagamentos de salários, encargos trabalhistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos.

Seja você também um nesta rede e faça a diferença na vida de centenas de pessoas que frequenta a APAE.