Diáconos alemães vistam Santa Maria de Jetibá

por TV Câmara publicado 13/02/2014 00h00, última modificação 30/03/2017 08h39
Entre os dias 20 e 24 de janeiro Santa Maria de Jetibá recebeu a visita de um grupo de diáconos alemães da Igreja Luterana, afim de conhecer o trabalho realizado pela Igreja Luterana aqui em Santa Marai de Jetibá.

O grupo também visitou a Câmara Municipal e conversou com os Vereadores Presidente Elmar Francisco Thom e Adilson Espíndula. O intuito foi conhecer o trabalho realizado pelo Poder Legislativo.

Numa entrevista concedida a nossa equipe eles falaram da impressão que tiveram de Santa Maria de Jetibá.

"Nos alegramos muito por podermos estar aqui. Somos quatro diáconos da Alemanha, faz duas semanas que estamos no Brasil e três dias chegamos aqui em Santa Maria de Jetibá.

Já vimos muitas coisas e foi muito interessante. Nos alegramos também por aquilo que ainda veremos. As belas paisagens, as pessoas ativas que muito trabalham.

A prosperidade e a qualidade de vida são bem cultivadas. Vimos muitas coisas bonitas bem organizadas como a cultura. Nos alegramos especialmente com a IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana, por ser muito ativa na sociedade e que também se dedica para cultura ecológica de legumes sem agrotóxico ou pouquíssimos agrotóxicos.

O que também nos chamou a atenção é o fatos dos colonos trabalharem em união e agem unidos para que cooperativamente possam alcançar algo a mais.
Um belo município."

Comentou o diácono Wilhelm Hans Jürgen Schreiter

"Esta é uma terra muito bonita com montanhas e vales verdes, muito verde, terra muito bonita.

Aqui as pessoas são interessante que 150 anos veriam par esta região e cultivaram estas terras e reconstruíram tudo de tudo de novo.

É interessante observar como as pessoas não apenas vivem em sociedade, mas também convivem com a igreja, isso na Alemanha nem sempre é assim. Sociedade e igreja vivem afastadas, já aqui sociedade e igreja estão bem unidas.

Aqui também acontece muito trabalho diaconal envolvendo as pessoas da sociedade e provoca mudanças, eu acho isto muito interessante."

Concluiu O diácono Uwe Harald Markward

A visita dos diáconos alemães é um parceira de intercâmbio da Comunhão Diaconal da Igreja luterana no Brasil com a SBJE Igreja Luterana alemã.