Hospital Concórdia de Santa Maria de Jetibá completa 20 anos

por TV Câmara publicado 03/11/2011 09h35, última modificação 28/01/2022 09h20
No dia 28 de outubro de 2011, foi comemorado o 20º aniversário do Hospital Concórdia de Santa Maria de Jetibá. A solenidade aconteceu no estacionamento do Hospital

Para os convidados que iam chegando puderam fazer uma volta ao passado, através de um vídeo que estava sendo exibido, no dia em que hospital foi inaugurado.

Fotografias antigas que remetem a época da construção e objetos que fizeram a história do Hospital foram expostos para a população apreciar. Como não se vive só do passado, a exposição de fotografias que retratam os trabalhos atualmente desenvolvidos também estava em exposição.

O evento também contou com a presença de várias autoridades que foram convidados a compor a mesa de honra entre elas: o Prefeito Municipal Hilário Roepke, o Vice-Prefeito Florentino Guilherme, o Presidente da Câmara Nelson Miertschink, o Presidente do Hospital Jair Bergamaschi, a Secretária Municipal de Saúde Rosilene Stuhr de Souza, representando o Comitê de Pro-Desenvolvimento do Distrito de Jetibá e Garrafão - Arno Kerckhoff, representando a Deputada Federal Rose de Freitas – Edimar Mausa e representando o Deputado Estadual Atayde Armani – Anderson Percílios.

O momento de louvor e agradecimento foi realizado ecumenicamente pelo Padre da Paróquia Rainha da Paz – Ermindo Raposo de Assis, Pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil – Silvério N. Vorpagel e representando a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Rodrigo André Seidel. “Cuidar é um dom divino, Jesus coloca pessoas em nossa vida para cuidar”, afirmou o pastor Rodrigo em sua mensagem. Ele também ressaltou a importância da participação de cada pessoa na luta incansável de manter o hospital funcionando.

Na ocasião também foram homenageadas:
Arno Kerckhoff presidente do Comitê representado todos que participaram e que não mediram esforços para a construção do Hospital Concórdia;

O pastor João Kroning, pelo fato de ter sido o primeiro presidente do hospital;
Edgar Vollbrecht e Arildo Thomaz Woelffel, pela dedicação fazendo parte de todas as diretorias desde a sua fundação;

As funcionárias Arlete Maria Buss Woelffel, Glória Schultz, Irma Brandemburg Velten, Laudelina Vilvock e Nelsina Schaffeler, por fazerem parte do quadro funcional do Hospital desde a sua fundação;
Frederico Stuhr que foi o primeiro bebê a nascer no Hospital Concórdia;

Dr. Helmar Berger e Dr. Antônio Valentim Sancio por fazerem parte do corpo clínico desde 1991.

A administradora do Hospital, Sigrid Stuhr, também aproveitou a oportunidade para prestar algumas informações referentes a seu trabalho. Segundo a administradora o hospital voltou a ter credibilidade graças a toda equipe hospitalar que se empenha em desenvolver seu trabalho. Por fim ela agradeceu a todos pela parceria e confiança.

O Hospital Concórdia é de extrema importância para a população santa-mariense, principalmente os mais carentes e os que apenas falam o pomerano, pois estão próximos de seus familiares e tem profissionais que entendem a sua língua, conhecendo a sua realidade, podem se comunicar e se sentir em casa e ainda recebem tratamento com dignidade.

O evento também foi abrilhantado com a apresentação dos alunos da APAE - Santa Maria de Jetibá sob o tema: “Eu tropeço e não desisto”. Foi uma oportunidade para a população perceber o quanto as pessoas com necessidades especiais são capazes e tem capacidade de surpreender.

Por fim, o tradicional parabéns e um imenso bolo fechavam as comemorações. Os convidados ainda puderam se deliciar com um delicioso café colonial.

Fatos históricos:
Em 1985 teve início o “pontapé” inicial para a construção de um hospital em Santa Maria de Jetibá, com a participação do Comitê Pro-Desenvolvimento do Distrito de Jetibá e Garrafão. Até então, Santa Maria de Jetibá ainda era Distrito de Santa Leopoldina. Em 29 de setembro de 1986 foi assinado o contrato do Comitê com a FUNDC (Fundo de Desenvolvimento Comunitário) do Banco do Brasil que financiou parte da obra. O hospital foi inaugurado em 13 de outubro de 1991 com capacidade para 30 leitos pelo INSS e 02 particulares. Já em 20 de outubro de 1991 nascia o primeiro bebê – Frederico Stuhr.