Santa Maria de Jetibá realiza a II PomerBR

por TV Câmara publicado 27/07/2012 00h00, última modificação 02/02/2022 11h28
De caráter cientifico e cultural que discute questões como a educação, a língua e as tradições do povo pomerano no Brasil, foi realizado na Faculdade Farese o II PomerBr, que reuniu pessoas de Diversas partes do Brasil, entre pastores doutores, professores e pessoas que se identificam com a cultura pomerana. O objetivo do encontro foi discutir as políticas públicas do pomerano.

Além de palestras, mesa redonda e comunicação de pesquisas tive também exposição de fotografias antigas que narram a histórias dos pomeranos. Exposição de produtos agrícolas, que por sinal é umas características destes imigrantes, já que eles sabem lidar com a terra como poucos povos no mundo também estavam à mostra. Ferramentas de trabalho que fizeram e ainda fazem parte do dia a dia deste povo magnífico também puderam ser apreciadas.

Uma das atrações que chamou a atenção foi à exposição de material usado nas aluas de língua pomeranas. Hoje cinco municípios do Estado entre elas: Domingos Martins, Pancas, Laranja da Terra, Vila pavão e Santa Maria de Jetibá fazem parte Programa de Ensino Pomerano nas escolas da rede Municipal, que tem como objetivo valorizar e fortalecer a cultura e a língua oral e escrita pomerana.

No final do encontro foi elaborado um documento, intitulada “Carta de Santa Maria de Jetibá” que tem como meta servir de referência para buscar recursos e reconhecimento da cultura pomerana.

O evento começou na quinta-feira (14) e se estendeu até o sábado. O PomerBR foi criado em 2010 e a primeira edição foi realizada em São Lourenço do Sul, Estado do Rio Grande do Sul.

O evento foi promovido pela prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo e Faculdade FARESE.