XVII Feira Científico-Cultural e III Semana Regional Centro-Serrana de Ciência e Tecnologia

por TV Câmara publicado 12/09/2016 00h00, última modificação 31/01/2022 09h00
A XVII Feira Cientifica-Cultural e a III Semana Regional Centro-Serrana de Ciência e Tecnologia, foram as atrações que movimentaram o último final de semana da cidade mais pomerana do Brasil.

Como uma das maiores feiras científicas do estado, o evento tem como objetivo promover uma interação entre escola e sociedade, onde professores e alunos tem a oportunidade de apresentar seus trabalhos de pesquisas.

A ciência alimentando o Brasil foi o tema escolhido para este ano. Várias escolas do município marcaram presença, inclusive a APAE, a Faculdade FARESE, o Instituto Federal do Espírito Santo e Universidade Federal do Espírito Santo.

Diversos assuntos foram abordados em torno do tema como por exemplo:

Obesidade infantil e juvenil, abordado pelos alunos da escola de Recreio;

Na área da saúde, a turma de São Sebastião falou sobre esquistossomose;

E sustentabilidade ficou por conta da escola "Prof. Hermann Berger".

Como tema foi “A Ciência Alimentando o Brasil”, não poderia ficar de fora uma alimentação saudável e esta foi a preocupação da turminha do CMEI São Luis.

E falando em alimentos saudáveis, o IFES-Instituto Federal do Espírito Santo apresentou uma proposta de horta que pode ser cultivar em casa, isentos de agrotóxicos. Além da produção orgânica, produzida em pirâmide, o Instituto também se preocupou com acessibilidade, expondo uma maneira de cultivo de horta suspensa, por meio de uma roda denominada mandá-la.

A universidade Federal do Espírito Santo também marcou presença através  do projeto robótica educacional.

O evento foi promovido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, e está inserida no calendário escolar da Rede Municipal, e também fazer parte da Semana Estadual de Ciências e Tecnologias da Secretaria Estadual.