37ª Festa do Colono

por TV Câmara publicado 08/08/2017 12h05, última modificação 31/01/2022 11h57
Nos dias 21, 22 e 23 de julho de 2017, a Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá realizou a 37ª Festa do Colono.

O evento trouxe apresentações de grupos de danças folclóricas, homenagens, exposição da colheita de nossos colonos além de muitos shows.

Na sexta-feira, 21, na Câmara Municipal, foi realizado Sessão Solene em homenagem ao Colono, com a entrega de Títulos de Cidadão Santa-mariense e de Honra ao Mérito a personalidades que, se destacaram por seus relevantes serviços prestados em prol do município.

O presidente da Câmara Adilson Espindula, ao se pronunciar, exalta todos os colonos que fazem o município crescer:

“ A modernização da nossa agricultura ao longo dos tempos e, em especial da avicultura, reduziu as dificuldades do trabalho, aumentou a produção e a produtividade, contribuindo assim para aumento das nossas riquezas e das melhores condições de vida dos nossos colonos e de nosso povo de uma forma geral. ”

O prefeito Hilário Roepke destacou a posição do município a nível estadual na arrecadação, sendo atualmente o 5º município que mais contribui para o Estado do Espírito Santo, e deu como aberto as festividades.

Na oportunidade foram agraciados:

Adelino Friebe

Alfredo Braun

Álvaro Gomes

Ângelo Máximo Hortelan

Darly Janke

Deneval Raasch

Edvaldo Coutinho Rangel

Egnaldo Knak

Emilson Vieira da Silva

Fabricio Souza Silva

Geraldo Iraci Rocon

Guilherme Wolfgram

Helder Magevski de Amorim

Jacinto Luiz Kunsch

Jovelina Sassemburg Hila

Margarida Friedrich Braun

Maria Helena Fernandes

Marineia Dias Rocha

Névis Braun

Regina Anna Emilia Behrend Buss

Rodrigo Lauvers

Rogério Schereder

Rosemaire Silva de Souza

Terezinha Majeski

Vinicius Antônio Hammer

Zenaide Marques Sobrinho

 

No pátio de festas, várias pessoas curtiram as bandas que vieram animar a sexta-feira. 

No sábado, se apresentaram na Praça Florêncio Augusto Berger, os grupos de danças folclóricas Holland Dans e Fritzdanz e, um grupo da Alemanha Späldell Und Leba Erlangen.

À noite, bandas trouxeram mais animação.

Na manhã de domingo, munícipes, visitantes e grupos de caminhadas, participaram da Caminhada do Colono.

Os andarilhos saíram da Praça Florêncio Augusto Berger às 7h30 e seguiram em direção à São Sebastião do Meio, Vila Jetibá, Alto São Luiz, São Luiz e retornaram à Praça Florêncio Augusto Berger, um trajeto de 16 km.

Novidade da 37ª Festa do Colono, foi a competição de microtratores. Participaram várias associações de agricultores do município.

A disputa entre os participantes foi acirrada e teve torcida. A competição premiou quem realizou as tarefas e o percurso em menor tempo.

Sagraram-se campeões:

1º Lugar:

Representantes da Feira Municipal “Ricardo Henrique Jacob”,

EDSON CARLOS SCHNEIDER e FELIPE SCHENEIDER, com o tempo de 00:02:24:51.

2º Lugar:

Associação de Moradores e Agricultores Familiares da Comunidade Zummach – AMAF ZUMMACH, NATALINO LAUVERS e VALDEMAR ZUMMACH, com o tempo de 00:02:28:88.

 Lugar:

Associação dos Produtores Santa-marienses em Defesa da Vida – APAC, ALEF ALBERTO PLASTER e SILIANO LAHASS, com o tempo de 00:07:30:92.

 

A tradicional exposição agropecuária, mostrou a diversidade da produção de nossos Colonos. Vários tipos de alimentos e artesanatos foram expostos para os visitantes.

Na noite de domingo, uma das atrações mais esperadas da 37ª Festa do Colono fez a multidão se aglomerar em frente ao palco. A dupla João Neto e Frederico agitou a galera.