37ª Festa do Colono

por TV Câmara publicado 08/08/2017 12h05, última modificação 31/01/2022 11h57
Nos dias 21, 22 e 23 de julho de 2017, a Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá realizou a 37ª Festa do Colono.

O evento trouxe apresentações de grupos de danças folclóricas, homenagens, exposição da colheita de nossos colonos além de muitos shows.

Na sexta-feira, 21, na Câmara Municipal, foi realizado Sessão Solene em homenagem ao Colono, com a entrega de Títulos de Cidadão Santa-mariense e de Honra ao Mérito a personalidades que, se destacaram por seus relevantes serviços prestados em prol do município.

O presidente da Câmara Adilson Espindula, ao se pronunciar, exalta todos os colonos que fazem o município crescer:

“ A modernização da nossa agricultura ao longo dos tempos e, em especial da avicultura, reduziu as dificuldades do trabalho, aumentou a produção e a produtividade, contribuindo assim para aumento das nossas riquezas e das melhores condições de vida dos nossos colonos e de nosso povo de uma forma geral. ”

O prefeito Hilário Roepke destacou a posição do município a nível estadual na arrecadação, sendo atualmente o 5º município que mais contribui para o Estado do Espírito Santo, e deu como aberto as festividades.

Na oportunidade foram agraciados:

Adelino Friebe

Terezinha Majeski

Vinicius Antônio Hammer

Zenaide Marques Sobrinho

No pátio de festas, várias pessoas curtiram as bandas que vieram animar a sexta-feira.

No sábado, se apresentaram na Praça Florêncio Augusto Berger, os grupos de danças folclóricas Holland Dans e Fritzdanz e, um grupo da Alemanha Späldell Und Leba Erlangen.

À noite, bandas trouxeram mais animação.

Na manhã de domingo, munícipes, visitantes e grupos de caminhadas, participaram da Caminhada do Colono.

Os andarilhos saíram da Praça Florêncio Augusto Berger às 7h30 e seguiram em direção à São Sebastião do Meio, Vila Jetibá, Alto São Luiz, São Luiz e retornaram à Praça Florêncio Augusto Berger, um trajeto de 16 km.

Novidade da 37ª Festa do Colono, foi a competição de microtratores. Participaram várias associações de agricultores do município.

A disputa entre os participantes foi acirrada e teve torcida. A competição premiou quem realizou as tarefas e o percurso em menor tempo.

Sagraram-se campeões:

1º Lugar:

Representantes da Feira Municipal “Ricardo Henrique Jacob”,

EDSON CARLOS SCHNEIDER e FELIPE SCHENEIDER, com o tempo de 00:02:24:51.

2º Lugar:

Associação de Moradores e Agricultores Familiares da Comunidade Zummach – AMAF ZUMMACH, NATALINO LAUVERS e VALDEMAR ZUMMACH, com o tempo de 00:02:28:88.

Lugar:

Associação dos Produtores Santa-marienses em Defesa da Vida – APAC, ALEF ALBERTO PLASTER e SILIANO LAHASS, com o tempo de 00:07:30:92.

A tradicional exposição agropecuária, mostrou a diversidade da produção de nossos Colonos. Vários tipos de alimentos e artesanatos foram expostos para os visitantes.

Na noite de domingo, uma das atrações mais esperadas da 37ª Festa do Colono fez a multidão se aglomerar em frente ao palco. A dupla João Neto e Frederico agitou a galera.