Solenidade em comemoração ao Dia Estadual do Imigrante Pomerano

por TV Câmara publicado 11/07/2018 09h30, última modificação 28/01/2022 09h20
A imigração dos Pomeranos ao Brasil teve início no final da década de 1850. Os imigrantes oriundos da Pomerânia tiveram de fugir de crises e perseguições sucessivas na Europa para tentar refazer sua vida no Brasil.

A Pomerânia, era uma região localizada ao norte da Polônia e da Alemanha, na costa sul do Mar Báltico, pertencente ao Sacro Império Romano-Germânico até o começo do século XIX, tornando-se posteriormente parte da Prússia e, mais tarde, ao fim da Segunda Guerra Mundial, dividida entre a Polônia e a Alemanha.

Os pomeranos se estabeleceram, já a partir do início da segunda metade do século XIX, principalmente nos estados brasileiros de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo. Formaram também comunidades em outras regiões do país como em Minas Gerais, Rondônia e Paraná.

No Estado do Espírito Santo os primeiros imigrantes pomeranos chegaram em 28 de junho de 1859, porém, a maior quantidade chegou nos anos de 1872 e 1873. Das centenas que desembarcaram, em sua maioria, eram provenientes da Pomerânia, Reino da Prússia.

Ao desembarcarem no Porto de Vitória, seguiram de barco até o Porto de Cachoeiro, atual cidade de Santa Leopoldina; seguindo a pé até a região Centro Serrana Capixaba onde se estabeleceram, cerca de 80 quilômetros da capital Vitória.

Estima-se que hoje no Brasil há cerca de 300 mil Pomeranos, sendo o Espírito Santo o Estado com maior concentração de pomeranos do mundo: cerca de 140 mil pessoas, a maioria morando em Santa Maria de Jetibá, sendo por isso, considerado o município mais pomerano do Brasil.

Para homenagear toda a contribuição dos imigrantes e seus descendentes, no último dia (25) a Câmara Municipal realizou uma sessão solene em comemoração ao dia Estadual do Imigrante Pomerano.

A lei no 9.258/2009 instituiu o dia 28 de junho no calendário oficial do Estado do Espírito Santo como Dia Estadual do Imigrante Pomerano, uma propositura do Ex-Deputado Estadual Atayde Armani e sancionada pelo governador do Estado Paulo Hartung.

Ao som do acordeom, convidados eram recebidos para a solenidade na Câmara Municipal.

O Plenário Dr. Floriano Guilherme ficou lotado e contou com a presença de autoridades, professores, estudantes e comunidade em geral que prestigiaram o evento.

A mesa foi composta pelo Presidente da Câmara Adilson Espindula, Prefeito Hilário Roepke, Secretária de Educação Beatriz Elias da Silva e Souza, Anderson Percilios Representante do Ex-Deputado Estadual Atayde Armani, que foi autor da lei Estadual que instituiu o dia Estadual do Imigrante Pomerano. Também compôs a mesa o Professor, Coordenador do Proepo (Programa de Educação Escolar Pomerana), Dr. Ismael Tressmann.

Também fizeram-se presentes todos os vereadores do Poder Legislativo.

O Professor/ Coordenador do Proepo Dr. Ismael Tressmann e Wesley Hilgert apresentaram duas músicas Tradicionais Celta.

Alunos da rede Estadual de Ensino Fundamental de São Sebastião recitaram textos em pomerano, relatando a história, cultura e tradições desses imigrantes.

O Professor/Dr. Ismael conduziu uma palestra sobre a origem, tradições, costumes formas de vida e curiosidades sobre o povo Pomerano no país de origem.

Por último foi concedida a palavra à Secretária de Educação Beatriz Elias da Silva e Souza, Prefeito Hilário Roepke e para o Presidente da Câmara Adilson Espindula, que enfatizou:

“A Câmara Municipal de Santa Maria de Jetibá realiza essa Sessão Solene, sugerida pela Secretaria de Educação, rendendo homenagens aos desbravadores e destemidos pomeranos que para aqui vieram, deixando seus descendentes que até hoje mantém a sua fé, coragem, cultura, costumes, tradições e a vontade inabalável de trabalhar em busca da riqueza e do bem estar social. Parabéns pomeranos de Santa Maria de Jetibá e do Brasil”.

É a Câmara Municipal valorizando o povo pomerano e sua cultura!