30ª Festa Pomerana - Pomerfest

por TV Câmara publicado 16/05/2019 11h55, última modificação 02/02/2022 11h28
Entre os dias 29 de abril a 5 de maio, Santa Maria de Jetibá esteve em festa, comemorando a edição da 30ª Festa Pomerana e 31º aniversário de emancipação política do município.

A evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá, que conta com diversas atrações, como shows de bandas, apresentações culturais, competições, desfiles, solenidade na Câmara Municipal, entre outros.

Na praça da cidade foram realizados os desfiles que elegeram as Meninas e Meninos Pomeranos (Klairmaake un Klairjong), Vovó e Vovô Pomeranos (Grootmuter un Grootfater), Rainha e Princesas Pomeranas (Pomerisch köönigsch un Princësse).

A eleição do Grootmuter un Grootfater animou o início das comemorações na Praça Florêncio Augusto Berger.

Na melhor idade, representam o município, Ivona Klizke Betzel e Valentin Wolfgran em 1º lugar, Reinilda Kempim Schulz e Teodoro Reinholz em 2º lugar e Selma Jastrow Holz e Franz Hartwig na 3ª colocação.

No mirim, representam o município como menininha e menininho pomeranos, Mirella Z. Zumach e Rodolfo H. M. Duberstein em 1º Lugar, seguidos por Dhenifer H. Belz e Isaac S. Boldt em 2º Lugar e Emanuelli Borchardt e Gustavo H. Koelhert   em 3º Lugar.

No tradicional desfile da Rainha e Princesas Pomeranas, Tatiane Walget foi eleita Rainha desta 30ª edição. A bela divide o reinado com a 1ª Princesa Brunela Suzana Ludke Lucht e a 2ª Princesa Fabiana Hartiwi.

Na Sessão Solene realizada na Câmara Municipal, a tradicional Banda da Sociedade Musical de Rio das Pedras “Pommersch Groutfruun” executou o hino do Município de Santa Maria de Jetibá e o hino Nacional Brasileiro.

O pomerano em sua essência, gosta de música a base da concertina. Carlos Augusto Borchardt, conhecido como Gugu da Concertina, apresentou algumas músicas sertanejas e também a tradicional música utilizada no casamento típico pomerano.

As músicas pelas ruas da cidade também marcaram a 30ª Festa Pomerana. Bandas de metais tocaram músicas culturais em diversos pontos da cidade, e a concertina se fez presente na praça com a apresentação do grupo da terceira idade.

Falando em música, muitos shows fizeram parte dos 7 dias de programação. Entre eles: Pommer Mekas, Die Germanos, Bier Herr, Seven Brass, Super Fritz, Lucélia e Jessica, Glauco e, Alemão do Forró.

O desfile histórico Pomeranos mais um ano transmitiu aos espectadores a cultura e tradições antigas e atuais dos pomeranos.

Assim foi a 30ª Festa Pomerana em Santa Maria de Jetibá, sempre valorizando a cultura!