Audiência Pública em Santa Maria de Jetibá lota o plenário da Câmara

por TV Câmara publicado 16/05/2019 07h24, última modificação 02/02/2022 11h28
Dezenas de pessoas da Região Serrana do Estado compareceram à audiência pública realizada pela Comissão de Assistência Social da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), no município de Santa Maria de Jetibá. O plenário da Câmara Municipal ficou lotado. A comissão é presidida pelo deputado estadual Adilson Espindula.

A audiência pública ocorreu na tarde de sexta-feira (10) e contou com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso; do vice-presidente da Comissão de Assistência Social, deputado Dr. Hércules da Silveira; dos prefeitos de Santa Maria de Jetibá, Hilário Roepke; e de Laranja da Terra, Josafá Storch, além de vereadores e representantes da Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), do Conselho Estadual de Assistência Social e APAE, entre outras instituições.

A audiência, realizada no Plenário Dr. Floriano Guilherme, discutiu “Os avanços, as conquistas, os investimentos e os retrocessos da Assistência Social no Espírito Santo”.

O grupo de dança Pomerana Fröhlichtanz – da Terceira Idade de Santa Maria de Jetibá – fez uma bonita e alegre apresentação, abrilhantando o evento.  Também marcaram presença a rainha e as princesas pomeranas, além da vovó e do vovô e do menininho e da menininha pomeranos.

A audiência pública ainda contou com a exposição dos “Lacinhos do Bem”, campanha realizada por Beatriz Teresa Stange Schiffler, para custear um tratamento nos olhos, e que teve grande repercussão.

Representando a Região Central Serrana (que engloba os municípios de Itaguaçu, Itarana, Santa Teresa, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá), a secretária de Assistência Social de Itarana, Sabrina Fiorotti, apresentou um relatório com as demandas da pasta. Ela destacou a necessidade de atendimento especializado à mulher vítima de violência e o acolhimento à pessoa idosa e à população em situação de rua. A dependência química também foi uma questão levantada.

A Região Sudoeste Serrana do Estado (formada pelos municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante) foi representada pela secretária de Assistência Social de Domingos Martins, Jaqueline Schneider.

“Precisamos estar juntos com a Saúde e a Educação. É preciso articular essa rede, pois atendemos a muitas demandas. Precisamos realizar concursos públicos na área da Assistência Social, para a contratação de profissionais capacitados. Confiamos no fortalecimento desta política e agradecemos por esta audiência pública”, ressaltou Jaqueline Schneider.

O vice-presidente da Comissão, deputado Dr. Hércules da Silveira, frisou a importância de momentos como esse e a integração da Assistência Social com outras áreas.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso, afirmou que a Assistência Social é de grande relevância e que esta Comissão da Ales, que quase foi extinta, está sob responsabilidade das pessoas certas. “Política Pública é missão. A política é uma das ferramentas mais poderosas que temos para melhorar e transformar a vida das pessoas.”

O deputado Adilson Espindula considerou a audiência pública muito positiva. “Eu tenho a certeza de que vamos colher muitos frutos dessa audiência. O resultado foi bastante positivo. Todos os questionamentos e levantamentos trazidos para esta reunião serão encaminhados. Esta foi a primeira audiência. Nós pretendemos realizar outras nos 10 polos da Assistência Social do Estado, para que todos os municípios sejam contemplados.”

O presidente da comissão finalizou a audiência pública lembrando que, na próxima quarta-feira – 15 de maio – é comemorado o dia do Assistente Social. Ele ressaltou o empenho desses profissionais que, mesmo diante das dificuldades, se dedicam de forma incondicional à profissão que escolheram.

(Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do deputado estadual Adilson Espindula)