Câmara Municipal Homenageia o Colono

por TV Câmara publicado 27/07/2021 10h30, última modificação 27/07/2021 10h30
No dia 22 de julho, a Câmara Municipal de Santa Maria de Jetibá realizou no Plenário Dr. Floriano Guilherme a Sessão Solene Alusiva ao dia do Colono.

Comemorado oficialmente no dia 25 de julho, na mesma data, também é celebrada o dia do Motorista. A bordo de seus carros, caminhões, ônibus, carretas e motos, os motoristas carregam consigo uma grande responsabilidade social, a de transportar diversos tipos de mercadorias, famílias e até mesmo sonhos Brasil afora.

A solenidade foi de forma online, somente familiares dos parlamentares puderam comparecer ao evento mantendo o distanciamento e usando máscara.

Na Mesa Diretora foram convidados o Presidente da Câmara Municipal Elmar Francisco Thom, Deputado Estadual Adilson Espindula, Prefeito Municipal Hilário Roepke, Vice-Prefeito Florentino Lauvers e o Secretário de Cultura e Turismo Interino Jardel Rodrigues Miertschink. Em seguida foram convidados os vereadores, Adair Lucht, Clóvis Braun, Ilimar Vesper, Ivone Schliwe Guilherme, Joelio Abeldt, Joel Ponath, Luciano Alves da Silva, Rogério Schereder, Selene Jastrow, Teodoro Hammer, Valdemiro Jonas e Valdevino Manske.

Habitualmente as solenidades são iniciadas com uma meditação bíblica. O momento foi conduzido pelo Pastor Wagner Butesek, da Igreja Batista em São Luis. “De Deus não se zomba. Aquilo que o homem plantar, aquilo colherá”. Leitura citada do livro de Gálatas 6. 7. O pastor fez uma alusão à atual situação do município “Nós, não escolhemos o que colhemos, colhemos o que plantamos. Hoje o município colhe o que foi plantado no passado, e hoje aqui se semeia aquilo que nossos filhos irão colher do futuro”, citou o pastor se referindo às políticas aplicadas no município em favor de toda população santa-mariense.

Após a execução do Hino Municipal e Nacional, a equipe da TV Câmara exibiu um vídeo em homenagem ao colono. Em depoimento, Néia contou sua história de luta para manter a propriedade após se deparar com as mudanças que a vida impôs (ASSISTA O VÍDEO). Em seguida, o Professor Maurilio Ramos da Cruz e sua família executou duas músicas em homenagem ao colono com músicas sertaneja raiz, “Cio da Terra”, de Milton Silva Campos Do Nascimento, Chico Buarque De Hollanda, Francisco Buarque De Holanda e “Vivendo aqui no Mato” de Zé Neto e Cristiano.

Após os pronunciamentos das autoridades, o Prefeito Hilário Roepke abriu as festividades online, e o presidente da Câmara Elmar Francisco Thom deu por encerrada a solenidade.