Desfile cultural dos comerciantes e funcionários de Santa Maria de Jetibá

por TV Câmara publicado 08/05/2013 00h00, última modificação 31/01/2022 11h57
Ao som de várias bandas, algumas até com bateria improvisada em cima de uma estrutura móvel, caminhões de brinquedo, mas com som de carros grandes, gente bonita e muita alegria. Assim foi o Desfile Cultural dos comerciantes e funcionários de Santa Maria de Jetibá, uma das atrações que vem se destacando cada vez mais na Festa Pomerana, e arrasta milhares de pessoas para a Avenida Frederico Grulke.

A Rainha Pomerana 2013, Ana Paula Barth saiu na frente com suas princesas e comandou o desfile. As novas gerações também foram representadas pela turma do Klairmääke un Klairjong – Menininha e Menininho Pomerano 2013, eleitos na última sexta-feira no Ginásio de Esportes.

Dezenas de comércios foram representadas com faixas, trajes típicos e um povo pra lá de animada. Criatividades não faltaram: bicicletas e Jeeps foram decoradas com muitas flores no estilo bem pomerano. Até uma cadelinha vestida com trajes típicos caiu na brincadeira. A palavra de ordem mesmo era se divertir.

O desfile não foi só do comércio da cidade, também participaram grupos de danças e grupos de metais. Até o Hospital Concórdia, representado por seus funcionários participou desta festa.

Também a Câmara Municipal entrou no clima dos festejos. Vereadores e funcionários vestiram a “camisa”, ou seja, seu traje típico e caíram na avenida com muita alegria.

O desfile saiu da Escola Cooperação, segui pela Avenida Frederico Grulke até a Praça Florêncio Augusto Berger – Centro da cidade, contagiando as pessoas por onde passava com muita alegria e muita música.

A alegria estampada hoje no rosto de milhares de pomeranos são frutos que a mais de um século e meio foram semeados por seus antepassados, nas montanhas de Jequitibá, em meios a muitos desafios.