Santa Maria de Jetibá Pede ao Estado investimentos em segurança pública

por TV Câmara publicado 25/01/2012 10h05, última modificação 29/03/2017 09h17

No dia 18 de janeiro de 2012, o prefeito Hilário Roepke, o presidente da Câmara Nelson Miertschink e o Secretário Municipal Jurídico Luiz Augusto Mill, tiveram uma audiência com Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Dr. Henrique Geaquinto Herkenhoff para tratar de assuntos referentes à segurança pública de Santa Maria de Jetibá.

O Executivo, o Legislativo e o Secretário Municipal reivindicaram aumento de efetivos da polícia militar e aumento da frota de viaturas. Na ocasião o Presidente da Câmara, Nelson Miertschink comentou com o Secretário de Segurança, que Santa Maria de Jetibá tem hoje aproximadamente 40 mil habitantes, e para atender toda esta demanda existe apenas uma viatura que faz o patrulhamento. O presidente também aproveitou a oportunidade para pedir ao Secretário a possibilidade de instalar um Destacamento da Policia Militar - DPM em Rio Possmoser e outro em São João de Garrafão.

Na discursão foi levado em conta que Santa Maria de Jetibá se destaca hoje como a décima primeira economia do Estado do Espírito Santo. E por se tratar de um município em desenvolvimento, atrai muitas pessoas em busca de trabalho, fazendo com a cidade tenho um processo acelerado de crescimento populacional. Se de um lado o desenvolvimento gera emprego e renda, por outro lado, infelizmente, a criminalidade também cresce junto, daí se faz necessário investir mais em segurança para acompanhar o crescimento e o desenvolvimento do município.

Diante destas colocações foi exposto ao Secretário de Estado que Santa Maria de Jetibá hoje não têm contingentes e nem viaturas suficiente para manter a segurança de todos os munícipes.

Na ocasião também foi discutido o projeto de construção da nova sede de delegacia de polícia, que já se encontra num estágio bem adiantado.

A nova sede terá faixadas arquitetônicas no estilo germânico para fazer jus ao município mais pomerano do Brasil. Enquanto que a nova sede não do papel, o prefeito Hilário Roepke, junto com o Delegado de Polícia de Santa Maria de Jetibá, Carlos Henrique Simões, estão procurando um espaço para alugar, onde provisoriamente será instalada a sede da delegacia, já que a atual não tem mais condições de uso.

Hoje o executivo municipal tem uma boa parceria com as polícias militar e civil, tanto é que todas as despesas, como: aluguel, água, luz telefone, internet, reformas, combustível, reforma e manutenção das viaturas, alimentação e sessão de pessoal, exceto o salário do efetivo, são pagos com recurso do próprio município.

Essas despesas deveriam ser pagos pelo Estado, mas para não deixar o município à mercê da insegurança, o prefeito com o aval da Câmara de Vereadores não mediu esforços e se propôs a arcar com essas despesas.

No final da audiência ficou a promessa de que o Secretário de Segurança vai anteder as reivindicações do Executivo e do Legislativo.