Sessão Solene da 42ª Festa do Colono

por TV Câmara publicado 01/08/2022 18h00, última modificação 17/05/2023 10h35
Cinco dias de Festa do Colono fizeram novamente a população comemorar a força do município.

A 42ª Festa do Colono, realizada pela Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá, trouxe aos munícipes e visitantes uma ampla programação.

Uma das atrações da festa foi a Exposição Agropecuária que tomou boa parte do pátio de eventos com stands de tratores, caminhões, motos, produção de flores e produtos agrícolas locais.

Integraram também a programação a tobaciata e tratorata pelas ruas da cidade, além da caminhada e pedal do colono e a competição de micro trator.

Shows de diversos estilos musicais lotaram o pátio de eventos, levando alegria a todos.

A Câmara Municipal também fez parte desta comemoração. Em sessão solene foram entregues títulos de cidadão santa-mariense e de honra ao mérito a personalidades, além de homenagens aos produtores rurais com vídeos, músicas e pronunciamentos.

O Grupo de trombonistas de Santa Luzia e Recreio recepcionou os participantes da sessão com belíssimas músicas.

A mesa foi composta pelo Presidente da Câmara Elmar Francisco Thom, Prefeito Hilário Roepke, Vice-prefeito Florentino Lauvers; Deputado Federal Josias Mario da Vitória, Deputados Estaduais Sergio Majeski e Adilson Espindula; Comandante do Destacamento da Polícia Militar de Santa Maria de Jetibá Sargento Claudio Smith Kempim, Subsecretário de Cultura e Turismo Nilton Capaz, Vereadores 1ª Vice-presidente Ivone Schliwe Guilherme, 2º Vice-presidente Rogério Schereder, 1º Secretário Luciano Alves da Silva, 2º Secretário Ilimar Vesper, Adair Lucht, Clóvis Braun, Joelio Abeldt, Joel Ponath, Selene Jastrow, Teodoro Hammer, Valdemiro Jonas e Valdevino Manske.

O presidente da Câmara abriu o evento dedicando a solenidade em reconhecimento aos trabalhos do homem do campo.

Convidado pelo presidente da Câmara o Padre Altamiro Domingos da Silva fez o momento de oração e meditação bíblica baseada no Salmo 127. “Este Salmo é uma oração de confiança em Deus e que nos diz que nossos projetos serão inúteis se decisões forem tomadas somente pelas forças humanas. (...)Celebrar este dia do Colono, homens e mulheres de fé e corajosos que enfrentam os perigos e chegaram até aqui é celebrar a vitória, é celebrar a confiança em Deus”.

Em seguida foram executados os hinos municipal e nacional pelo grupo de trombonistas com a regência de Vadenir Falk Tesch.

Edi Xavier e Leandro Sanfoneiro fizeram uma belíssima homenagem cantando duas canções populares, “Vivendo aqui no mato” de Trio Parada Dura e “Obrigado ao homem do campo” de Dom e Ravel, canções que renderam muitos aplausos do público presente.

Os homenageados com as entregas dos títulos de honra ao mérito e de cidadão santa-mariense foram:

Alfredo Stuhr

Amildo Waiandt

Aparecida Maria das Graças Queiroz da Silva

Camilla Lemke Bezerra Holz

Célia Lemke Flegler

Claudio Smith Kempim

Darcy Gonçalves

Davino Ponath

Egnaldo Andreatta

Gerlinda Krause Hell

Guerlinda Westphal Passos

Isabel Schulz Hertzog

Jean Jaques Lauvers

Josias Mário da Vitória

Josimara Loss Gums

Laura Jastrow Hammer

Leonora Boone Sassemburg

Lourdes Degobe de Oliveira

Luciano Butske

Marcos Alves Pansini

Maria Erdmann Schulz

Maria Zilda Gomes de Sousa

Rubens Stuhr

Siguimar Schvanz

Silvio Pacheco Alves Junior

Vera Lucia Uhlig

Washington Henrique Machado

Entre os homenageados, fizeram uso da palavra o Pastor Rubens Stuhr e a Sra. Guerlinda Westphal Passos. O Pastor agradeceu a homenagem feita a ele e solicitou aos trombonistas a execução do hino da Pomerânia. Guerlinda citou o orgulho de ser filha de colonos e de residir onde seus antepassados viveram e estudaram.

Autoridades se pronunciaram abrilhantando a solenidade. Por um compromisso, o Deputado Federal Josias Mario da Vitória pediu a quebra do protocolo e se pronunciou antecipadamente. Pronunciaram-se também os vereadores Ilimar Vesper, Ivone Schliwe Guilherme, Joel Ponath, Luciano Alves da Silva, Rogério Schereder e Selene Jastrow; o Subsecretário de Cultura e Turismo Nilton Capaz, Vice-Prefeito Florentino Lauvers, Deputados Estaduais Adilson Espindula e Sergio Majeski, Presidente da Câmara Elmar Francisco Thom e para encerrar a seção de pronunciamentos, o Prefeito Hilário Roepke declarou aberta as festividades da 42ª Festa do Colono.

Por fim, o Presidente Elmar Francisco Thom agradeceu a presença de todos e declarou encerrada a Sessão Solene.

 

Assista a Sessão Solene na íntegra.