Sessão Solene Prêmios “Helena Boldt Jacob” e “Frederico Grulke”

por TV Câmara publicado 17/05/2023 09h10, última modificação 17/05/2023 10h31
Na última segunda-feira (15/05) aconteceu a solenidade para entrega dos prêmios “Helena Boldt Jacob” e “Frederico Grulke” na Câmara Municipal de Santa Maria de Jetibá.

Em 2018, foi aprovado na Câmara Municipal, por unanimidade, o projeto de lei nº 02/2018 de autoria do vereador Nelson Miertschink que deu origem à lei municipal nº 2066/2018 que instituiu o prêmio “Helena Boldt Jacob” que tem o objetivo de homenagear anualmente, duas mulheres em nosso município, sendo uma indicada pelos vereadores e outra pelo Conselho Municipal dos Diretos da Mulher.

Em 2022, de autoria do vereador Rogério Schereder, foi aprovado também por unanimidade o projeto de lei nº 24/2022 que instituiu o Prêmio “Frederico Grulke", com intuito de homenagear, anualmente, dois homens com reconhecidas ações de valor coletivo, sendo um indicado pelos vereadores e o outro pela Secretaria de Cultura e Turismo.

Logo que se iniciou a solenidade, foi entregue os troféus aos homenageados que foram: Gisela Maria Reinke e Zilá Ferreira Potratz que receberam o Prêmio “Helena Boldt Jacob”; Arno Stuhr e Erasmo Berger que receberam o Prêmio “Frederico Grulke".

O historiador e pastor da IECLB, Rubens Stuhr, usou o momento de pronunciamentos para ler a biografia do Frederico Grulke, que deu origem à lei que homenageia os homens na referida solenidade. Ao final da leitura da biografia, o historiador agradeceu aos vereadores pelo reconhecimento dado a quem fez a diferença para a comunidade Santa Maria de Jetibá.